Pensamentos...

"(...) Mesmo um exame superficial da história revela que nós, seres humanos, temos uma triste tendência para cometer os mesmos erros repetidas vezes.." Carl Sagan

sábado, 30 de maio de 2009

"Tira Pedra...Mete Cimento"

Foi nos Biscoitos que nasci e foi nas piscinas que desde cedo me habituei a banhar-me durante todos os verões.
Todos os anos vou lá e tenho um enorme prazer em afirmar que lá, na minha opinião, é o melhor sitio para ir a banhos. Todos os anos ocorrem mudanças, mas este ano decidiram reciclar as piscinas. Um amigo meu avisou-me que estavam a fazer obras, fui ver com os meus olhos e deparei-me com uma “fuga de pedras” do mar e cimento do chão todo picado. Decidiram-se pela brilhante ideia do “tira pedra e mete cimento”. Aquelas pedras serviam como casa a espécies marinhas, serviam para as crianças brincarem, … Embora sejam apenas pedras, faziam parte da paisagem natural das próprias piscinas. É pena que algumas pessoas, mais finas e refinadas com certeza, não gostem de pequenos arranhões que afectam o seu corpo, mas temos praias de areia na ilha e lá não se arranhariam! Aposto que só não cimentaram as praias porque ainda não lhes ocorreu! Porque eu também detesto levar com areia nos olhos e tê-la no corpo durante uma tarde de banhos. Depois, alguém teve a excelente ideia de substituir o chão já existente por cimento novo, tão bom, mas tão bom que até já tem fissuras, é que o antigo estava tão mau que era liso e regular! É uma altura de cimento impressionante. Taparam pedras com cimento e acrescentaram locais para se colocarem toalhas. Isto sim, é preservar a paisagem e aquilo que a natureza nos concedeu. Por quanto mais tempo isto irá continuar? Não se percebe o porquê, daquilo que estão a fazer. Mas pensemos positivamente, as senhoras (es) todas “chiques” já não se magoam em algumas zonas…Até já me esquecia que à entrada das piscinas, o chão de pedra irá ser substituído por alguns lindos azulejos negros. Não seria melhor colocarem carpetes? Há coisas fantásticas não há?
Espero que pensem bem naquilo que estão a fazer e no que fizeram e que daqui a uns anos tenhamos ainda piscinas naturais e não piscinas de cimento.
A falta de pensamento, de acção e a falta de paixão leva a actos incompreensíveis dos políticos.

@Miguel Batista (Artigo Opinião, Diário Insular,29/05/2009)

1 comentário:

Seguidores

Arquivo...