Pensamentos...

"(...) Mesmo um exame superficial da história revela que nós, seres humanos, temos uma triste tendência para cometer os mesmos erros repetidas vezes.." Carl Sagan

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Alguns Continentais...

pensam que são miores que os outros (que os Açorianos) e decidem mandar normalmente bitates (são sempre os mesmos)...Já a minha irmã quando andava na faculdade diziam-lhe conversas do tipo...
-Para chamares para os Açores, as chamadas são estrangeiras?
-Conseguem ir de uma ilha para a outra de botas de cano?
-Olha a estrangeira...

...
Depois alguns dos meus amigos quando se deslocam de férias para a ilha (neste caso a Terceira) dizem que também são questionados...
-Conheces o Zé?
-Está sempre a chover para os Açores?
-O sotaque...(porque pensam que os Açores é a Ilha de São Miguel...)

(breve explicação)
1.º = As chamadas para os Açores são nacionais, e há muito tempo que existe telefone por cá...
2.º = Não, não podemos ir de botas de cano...Para as outras ilhas vamos de barco ou de avião...
3.º = Existe muitos Zés, como existe Marias, Paulo...
4.º = Para os Açores faz sol,vento e chuva como faz para o Continente...A televisão continental é que tende a dar mau tempo quase sempre para as 8 ilhas dos Açores, e bom tempo para S.Miguel e para a Madeira...
5.º = Os Açores têm 9 ilhas (Terceira,São Miguel,Santa Maria,Flores,Corvo,Graciosa,Faial,Pico,São Jorge) e cada uma tem um sotaque diferente!
6.º = Não, também não é só na Terceira que existe os chamados maricas (com o devido respeito), eles andam por todos os lugares


Informação: Não fomos nós que no passado cedemos aos castelhanos ...Muito pelo contrário, ressistimos...Vocês Continentais, cederam...
Nota: Este post foi só para alguns dos continentais engraçadinhos que tendem sempre a gozar com os Açorianos...

(...O Vídeo abaixo explica melhor...Ele é da Terceira =) )
Ah eu sou Açoriano e sou da Terceira...E tenho Muito Gosto
E vocês Continentais, adoram vir de férias para cá...



9 comentários:

  1. Antes de mais, desculpa a invasão (cheguei cá através dos teus comentários no blog do Dexter).

    Essa coisa de se andar a gozar, e de por vezes chegar-se mesmo até ao preconceito, só por causa do local de onde as pessoas são ou da sua pronúncia, irrita-me solenemente.

    Tenho uma colega de S. Miguel. Que tenha reparado "apenas" estão sempre a "pegar" com a pronúncia.
    Lembro-me de uma tarde em que estavamos todos sentados na relva lá da escola e metade das pessoas pediam-lhe para ela dizer certas palavras e depois riam-se que nem perdidas por ela em vez de "burro" dizer algo do género "biurro".

    Não foi nada comigo, mas irritou-me como tudo... E ela teve uma paciência de santa!



    Gostei do blog!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. É sempre assim, já comigo é assim. Embora goste muito de estar lá fora, uma das maneiras mais comuns é gozarem comigo acerca de ser...dos Açores. É claro que alguns, são bons amigos, levo na boa. O problema são os outros que pensam que os Açorianos são uns coitadinhos e só entram nas universidade lá fora com contingentes.

    Enfim, mas não há melhor que isto. Então no Verão...xD

    ResponderEliminar
  3. hello!

    vim conhecer o teu cantinho através de outros cantinhos!

    já fiquei a saber mais sobre os Açores, nunca tive o prazer de aí ir, um dia quiça!!!

    não sou preconceituosa, nem racista, nem nada dessas coisas! respeito as pessoas!

    moro em Portugal, neste momento, mas considero-me uma pessoa do mundo! :)

    xoxo

    ResponderEliminar
  4. Nunca tive colegas açoreanos mas tive mtos madeirenses e todos eles se quixam do mm...Aliás, eu mm presenciei cenas em que se viravam p eles e perguntavam se lá havia net e coisas do género...

    ResponderEliminar
  5. =/ Também há que ter em conta que, parecendo que não, os Açores até são bastante longe do continente português. Eu, por exemplo, não sei quase nada de nada sobre o Porto, onde também há um sotaque característico e é até uma cidade bastante importante de Portugal. Como moro a quilometros de distância, para não falar das milhas marítimas, e só estive lá uma vez (acho)... Também não é possível conhecer tudo.

    Para além disso, o sotaque de S. Miguel é realmente notável e até as pessoas das outras ilhas o comentam, embora também tenham o seu próprio sotaque. Não vou dizer que não me irrita a ideia generalizada de que S. Miguel é a capital dos Açores, que não conhecem capital nenhuma para além de Lisboa. Mas lá que estar separado dos locais mais próximos por mar faz diferença, faz. No continente, quem está em Coimbra pode dar um saltinho a Lisboa, ou até ir passar o fim-de-semana ao Algarve, sem para isso ter de pagar uma viagem de aviao ou de barco (embora não o possa fazer sem comprar gasolina...).

    É diferente, pronto. Temos todos é que aprender a não falar do que não sabemos... Incluindo eu =X

    ResponderEliminar
  6. Pochinha: Sim, a distância entra os Açores e o Continente é grande mas faz tudo parte do território português, não obstante cada zona tem o seu próprio sotaque... Há pessoal do continente que fala muito pior que nós...xD

    ResponderEliminar
  7. GRANDE BLOG & EXCELENTE VIDEO !!

    ResponderEliminar
  8. já tinha visto este video do boinas. Era só pa dizer se gostam do nosso terceirence comecem a ver 5 para a meia noite na rtp 2.

    http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/5meianoite-borges/

    ResponderEliminar

Seguidores

Arquivo...