Pensamentos...

"(...) Mesmo um exame superficial da história revela que nós, seres humanos, temos uma triste tendência para cometer os mesmos erros repetidas vezes.." Carl Sagan

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A Eutanásia...

Num país tipicamente religioso, o tema Eutanásia têm estado a fugir a sete pés das agendas dos políticos e a Igreja nem se pronuncia a falar nela!Recentemente Pedro Nunes, do Bastonário da Ordem dos Advogados afirmou, Se um dia o País aceitar a Eutanásia, a Ordem [dos Médicos] não poderá punir um médico que mate um doente. É um tema engraçado para ser discutido mas ao mesmo tempo perigoso por esta ser uma sociedade demasiado conservadora e devido às diversas camadas sociais...

Será ético e válido prolongar o sofrimento de alguém?

Segundo o Dicionário Larousse, Eutanásia (gr. eu, bem, e thanatos, morte), é um método admitido por certas filosofias ou religiões para abreviar, numa morte sem sofrimento, uma agonia ou uma doença sem esperança. Esta morte feliz já era preconizada por Platão n´A República, «Quando aos cidadãos que não são saudáveis de corpo, deixá-los-emos morrer.» . Nunca escondi a minha sincera opinião sobre a Eutanásia...

Sim sou a favor...

A Igreja afirma cada vez mais que só deus é o senhor da vida e da morte e que a Eutanásia é um atentado contra o processo natural da Vida...

Agora eu faço esta pergunta a mim próprio, como será viver artificialmente graças a uma máquina?

Todas estas decisões dependem de muitas decisões pois cada um de nós tem um background diferente. A dor é relativa de pessoa para pessoa e cada caso é um caso, por isso é necessário a separação de dois conceitos, a religião e a ciência!Na minha opinião se existe condições para a Eutanásia, porque não dar essa liberdade a quem tanto pede por ela?Se é a minha vida que está em jogo, eu não tenho poder para fazer o que quero com ela?Vou estar a sofrer e a fazer sofrer os outros devido à minha doença?

Para concluir, pergunto, se a Eutanásia é um atentado contra o percurso natural da vida, mas os aparelhos e drogas existentes para prolongar a vida não serão também um atentado?

4 comentários:

  1. Um excelente tema, sem dúvida, e muito mas mesmo muito polémico.

    Eu sou a favor da eutanásia, mas não de uma maneira total e sem reservas. Acho que é um assunto demasiado sério para ser generalizado. Afinal de contas estamos a falar da vida humana.

    Cada caso é um caso, como bem disseste, e tem que ser analisado de forma a ser passível de ser alvo de eutanásia. Há-de haver por aí pessoas que acham que a morte é o caminho mais fácil e então desistem facilmente. E outras que mesmo sofrendo se agarram à vida com todas as suas forças. Acho que em última instância, a própria pessoa deve manifestar expressamente a sua intenção, e dps de manifesta tal intenção, ser avaliada medicamente p aferir se de facto se encontra numa situação sem retorno.

    Do ponto de vista jurídico, a lei penal prevê uma moldura penal para o crime de "auxílio ao suicídio", ou seja, aplica-se à morte medicamente assistida. Enquanto n houver uma mudança a este nível, mto dificilmente a eutanásia será legal em Portugal...

    Nem vou abordar a parte religiosa da questão, pq acho os argumentos ridículos demais, mas isso é a minha opinião...

    Basta ver por exemplo as Testemunhas de Jeová que n deixam que os seus filhos (e eles próprios) recebam transfusões de sangue pq se iriam tornar impuros...

    ResponderEliminar
  2. Bem visto Dexter...Pois do ponto de vista jurídico é a pior parte... Talvez daqui uns anos mudamos a consciência das pessoas...Agora já há o testamento vital...

    Como todas as religiões, as testemunhas de jeová também tem essa das transfusões...Ignorância?

    ResponderEliminar
  3. Fiz um trabalho sobre a eutanásia numa disciplina de psicologia. Era suposto esclarecer-me, mas fiquei ainda mais confusa!

    Agora simplifico como simplifico outros assuntos complexos como o aborto e por aí: Tem tudo a ver com a liberdade de escolha.

    Deveria ser possível a toda a gente escolher o que quer fazer com a sua vida e no caso de se decidir pelo caminho da eutanásia, poder fazê-lo pacificamente e sem se estar a preocupar com a legislação. E quanto aos médicos ou familiares que possam estar envolvidos... é uma questão desse gesto estar ou nao de acordo com a sua consciência e os seus valores morais.

    No fundo é tudo uma questão pessoal.

    ResponderEliminar
  4. Pois é Hyndra...Mas se calhar alguns dos médicos não iriam estar a actuar segundo a sua consciência...Mas sim, se a pessoa faz uma escolha não percebo tanta complicação...Nós somos donos da nossa vida e das nossas vontades! O aborto é também um tema quente...Complicado também!Tudo depende de pessoa para pessoa...Eu só começei a mostrar interesse por estes temas graças a um professor de filosofia

    ResponderEliminar

Seguidores

Arquivo...